RH Alianca

1. Candidatar-se aleatoriamente nas vagas

Não importa quão desesperado você está. Você simplesmente não pode se candidatar para cada trabalho existente e que ofereça uma chance – porque, acredite, nem todos são boas chances. Encontre um emprego que não somente se encaixa em sua carreira, mas também uma função e uma empresa nas quais você acha que se encaixaria bem.
2. Ter um currículo “pau-para-toda-obra”

É o que muita gente costuma fazer – um currículo que pode ser atirado para qualquer lado. Mas lembre-se, você não está se candidatando aleatoriamente a empregos, né? Então você deve adequar seu currículo às necessidades de seus empregadores potenciais sendo mais específico, acrescentando ou retirando o que considere mais apropriado a cada um.
3. Ignorar sua vida online

Não tem tempo para isso? Errado. Você não só precisa manter uma presença online, mas precisa atualizá-la constantemente. Você é um perito na sua área? Ótimo – mas de nada vale isso se você não se mostrar para mais gente ou não fazer valer suas ideias e opiniões.
4. Ignorar o networking

Fazer networking é provavelmente uma das maneiras mais eficazes de achar seu emprego dos sonhos – e também uma das mais difíceis. É que você precisará estar muito (muito mesmo) em contato com outras pessoas (e de modo focado, efetivo) para mostrar exata e profundamente o que você quer do futuro. Dá trabalho, mas compensa.
5. Não conhecer a empresa que se candidata

Esse ponto provavelmente é mencionado em cada uma das listas que falam sobre erros no momento de procurar emprego – mas é real, a maioria das pessoas simplesmente não pesquisa em detalhes a empresa onde se candidata. E hoje não é suficiente apenas visitar o site “por alto”. Você deve se juntar à empresa nas mídias sociais, por exemplo, e ler muitas notícias sobre ela.
6. Não adequar-se aos novos tempos

Acha que todo esse negócio de mídias sociais não é relevante, pois você tem experiência de 25 anos? Desculpe desapontar você! Não importa se você está começando a carreira ou tem grande experiência, você tem que acompanhar as evoluções. Tem que estar por dentro de eventos atuais, novas tecnologias, as últimas conferências etc. Você tem que saber o que está acontecendo agora e precisa estar envolvido.
7. Usar celular durante a entrevista de emprego

Mesmo se for para checar as horas, não faça isso! Sob nenhuma circunstância você deve ser pego olhando seu celular (ou o seu relógio). Se estiver envolvido com algum tipo de emergência, informe o entrevistador antes de começar. Sua atenção deve estar 100% na entrevista de emprego.
8. Chegar muito cedo na entrevista

De novo: mesmo naquela onda do desespero, não chegue muito antes para a entrevista de emprego. Claro, não chegue atrasado também! A quantidade respeitável de tempo para chegar é de 10 minutos antes da hora marcada. Isso é suficiente para mostrar profissionalismo.
9. Ser muito sério ou muito engraçadinho

Moderação é a chave para a vida e mais ainda para entrevistas. Você provavelmente vai estar em uma longa fila de entrevistados, então lembre-se de não ser chato a ponto de cansar os entrevistadores e não tentar ser muito divertido – até tornar-se desagradável. O melhor conselho é “seja você mesmo”. Mas veja se não é preciso adequar sua personalidade para um tom acima ou um tom abaixo para conseguir o emprego.
10. Levar uma comidinha na entrevista

Parece brincadeira, mas há pessoas que levam café ou chá para uma reunião (ou mesmo um lanchinho de casa). Não faça isso. Primeiro: é estranho falar e comer/beber. Depois, porque você vai estar abrindo os portões para acidentes com derramamento de líquidos, vai estar em uma posição esquisita para segurar a coisa toda e pode fazer barulhos sorvendo a xícara ou mastigando. Alimente-se antes ou depois da entrevista. Em casa, de preferência (quando ainda há roupa limpa disponível, se precisar).
11. Limitar-se a procurar emprego

Procurar emprego não é fácil, especialmente hoje em dia. Essa atividade tem potencial para consumir a vida de qualquer um – mas não deixe isso acontecer. Inclusive porque, durante a entrevista, é possível que te perguntem sobre seus interesses, e se você responder “eu não tenho tempo para interesses, pois estou procurando emprego”. Bom, você vai se afundar com essa resposta!

RH Alianca

Endereço

Rua Cesar Múzio,126 - Vicente de Carvalho - Rio de Janeiro RJ

55 21 3887-5257 || 55 21 3868-8019

comercial@gruporhalianca.com.br

Filiais
SÃO PAULO - CAMPINAS - PORTO ALEGRE - SANTA CATARINA
CURITIBA - ESPÍRITO SANTO - BELO HORIZONTE
RECIFE - SALVADOR - BRASÍLIA DF
Redes Sociais
RH Alianca || RH Alianca