RH Alianca

1. Defina inicialmente o que realmente está querendo naquele momento: novo emprego (recolocação)? primeiro emprego? mudar de emprego (transição de carreira)? A depender do que está buscando, certas “receitas de bolo” que você vai ler por aí não vão adiantar absolutamente nada. Portanto, ao definir para que lado vai, pense que tem em mãos um projeto de vida e, como tal, vai dar trabalho, tomar tempo e exigir algum investimento financeiro. Afinal de contas, para mudar de casa ou apartamento você também não faria a mesma coisa?

2. Escolha algumas pessoas que poderão lhe ajudar neste processo. Certamente você conhece pessoas que detêm informações importantes, outras que podem lhe aconselhar, aquelas que já estão bem empregadas e tem a receita do sucesso, e também aqueles que são amigos e estão dispostos a investir tempo em lhe ajudar. Na verdade, deixe que as  pessoas selecionadas por você saibam qual o seu projeto e como elas podem participar.

3. Ao iniciar a seu projeto de busca refaça inteiramente seu currículo e não simplesmente atualize. Ao refazer, você pode estimular a criatividade e olhar crítico para algum aspecto que lhe diferencie dos demais. Se apenas atualizar, você vai partir da premissa de que tudo que estava anteriormente escrito é suficiente para lhe “vender” bem no mercado, o que, na maioria das vezes, não é verdade.

4. Não se limite a um único currículo. Faça os necessários ajustes conforme a posição que vai concorrer ou até mesmo o tipo de empresa que deseja acessar. Entretanto, ajustar o currículo não significa apresentar informações erradas ou omití-las, mas facilitar o entendimento de quem vai analisá-lo.

5. Se estiver respondendo a anúncios de jornais ou sites especializados, certifique-se de que atende às exigências do empregador quanto à escolaridade, experiência e habilidades. Evite “queimar seu filme” enviando currículo para posições que já sabe não ter a menor chance de sucesso, apenas pela sensação agradável de imaginar que seu currículo pode servir para outras vagas no futuro. Valorize sua imagem.

6. Muitas empresas grandes e tradicionais permitem cadastramento de currículos diretamente em seus sites. Quantas pessoas você conhece que já foram contratadas ou pelo menos contatadas através deste mecanismo? Se você conhece, parabéns. Peça a ele conselhos sobre como conseguiu tal proeza.

7. Os melhores sites para cadastramento de currículos são, justamente, aqueles pagos. Eles têm uma abrangência nacional, são fáceis de navegar e são fontes de consultas de muitas consultorias de seleção. Portanto, deixe de ir um ou dois finais de semana para o pagode que terá dinheiro para pagar a taxa de manutenção de seu currículo em um destes sites.

8. Se você optar pela estratégia de apenas enviar currículos para as empresas de seleção, sites de empregos e anúncios de jornal, saiba que algumas centenas de pessoas estão fazendo diariamente a mesma coisa. Tente diferenciar-se e buscar aquele grupo de pessoas que pode lhe ajudar a identificar oportunidades ainda não divulgadas.

9. Com a concorrência atual, ser selecionado para uma entrevista já é uma vitória, mas isso não resolve nada. Prepare-se para esta entrevista. Volte novamente para aquele grupo de pessoas que o apóiam e peça dicas. Leia um pouco sobre este assunto em alguns sites ou publicações. Lembre-se de falhas que teve em entrevistas anteriores e procure não repeti-las. Agora é a hora “H”.

10. Se você tem uma posição gerencial e está buscando retornar ao mercado ou fazer um processo de transição para um novo emprego, cuidar da exposição é fundamental. Seu currículo é um cartão de visitas ampliado, e como tal deve ser entregue individualmente e de maneira seletiva.

RH Alianca

Endereço

Rua Cesar Múzio,126 - Vicente de Carvalho - Rio de Janeiro RJ

55 21 3887-5257 || 55 21 3868-8019

comercial@gruporhalianca.com.br

Filiais
SÃO PAULO - CAMPINAS - PORTO ALEGRE - SANTA CATARINA
CURITIBA - ESPÍRITO SANTO - BELO HORIZONTE
RECIFE - SALVADOR - BRASÍLIA DF
Redes Sociais
RH Alianca || RH Alianca